Pesquisadores Associados

Atualizado em 02/12/18 19:20.

angelica

Angélica Saraiva Szucko

Professora substituta na Universidade Federal de Goiás /UFG. Doutoranda em Relações Internacionais na Universidade de Brasília/ UnB. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília/ UnB (2016) na área de Política Internacional Comparada. Possui Especialização em Relações Internacionais também pela Universidade de Brasília/UnB (2015). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo/USP (2010) com intercâmbio acadêmico na Sciences-Po Paris (2009). Aprovada em 1⁰ lugar para o Doutorado na Universidade de Brasília/UnB. Áreas de interesse: integração regional, União Europeia, Reino Unido, teoria de relações internacionais, política internacional.

E-mail: angelicaszucko@gmail.com

leticia

Letícia Britto dos Santos

É professora substituta de Relações Internacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação (2011), mestrado (2013) e doutorado em andamento (previsão de conclusão em 2018) em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou doutorado sanduíche com o Prof. Matt McDonald na University of Queesland na Austrália (2016), graduação sanduíche (intercâmbio acadêmico) na Pontificia Universidad Catolica de Chile (2009) e intercâmbio cultural de High School na Nova Zelândia (2005). Foi bolsista do Cnpq no Projeto: "Inovação Institucional na gestão de águas em países do cone sul", coordenado pela prof. Dra. Matilde de Souza. Atuou como staff da ONU na Rio + 20. Vem pesquisando, ministrando cursos e apresentando trabalhos em seminários nacionais e internacionais (Estados Unidos, Peru, Uganda - África, Austrália e Canadá), além de participação em mesas redondas e entrevistas sobre a temática de Meio Ambiente no âmbito da Política Internacional (com foco para mudanças climáticas e recursos hídricos), segurança e securitização internacional ambiental. Faz parte da equipe dos Projetos de pesquisa aprovado pela FAPEMIG "Mudanças Climáticas Securitização e Efetividade de Regimes Internacionais" sob a coordenação do Professor Dr. Cristiano Mendes e "Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica: Análise do Papel da Agência Nacional de Águas na Internalização de Políticas Internacionais de Mitigação e Adaptação dos Efeitos das Mudanças Climáticas ao Modelo Brasileiro de Governança de Recursos Hídricos" coordenado pela Prof. Dra. Matilde de Souza, também aprovado pelo Cnpq. Atua no Grupo de pesquisa de Instituições Internacionais e já participou do grupo de pesquisa do Centro de Estudos de Processos Decisórios (CEPDE). Email: letiicia@gmail.com

Foto Ana Paula da Cruz Andrade

Ana Paula da Cruz Andrade

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2014. Pesquisadora-assistente do Núcleo de Estudos Globais (NEG) na área de História das Relações Internacionais, tendo como orientador o Prof. Dr. Carlo Patti. Pesquisadora-bolsista Capes-CNPq (programa Jovens Talentos para a Ciência) entre abril de 2015 e março de 2016. Diretora de finanças do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Vinícius de Moraes (CARIVIMO-UFG) desde outubro de 2015. Áreas de interesse: Política Externa Brasileira; História das Relações Internacionais; Direito Internacional e Direitos Humanos; Geopolítica; Segurança Internacional; Antropologia das Relações Internacionais.

anapauladacruzandrade@gmail.com

Foto Anna Carolina Arruda Rodrigues

Anna Carolina Arruda Rodrigues

Graduanda no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2014. Participa do Núcleo de Estudos Globais (NEG) onde desenvolve trabalho como assistente de pesquisa sobre a Crise dos Misseis. Bolsista no âmbito do projeto “Vulnerabilidade Nuclear Global” financiado pelo Newton Fund e coordenado pelo Prof. Dr. Carlo Patti. Tem interesse em História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira e Segurança Internacional.

annarodriguesw@hotmail.com

Foto Ícaro Fernandes Nogueira Brito

Ícaro Fernandes Nogueira Brito

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência Politica da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em América Latina e Política Comparada/UFG, e do Núcleo de Estudos Globais/UFG. Desenvolve pesquisas nas áreas de: integração regional, política externa brasileira, segurança regional, avaliação institucional, influência/poder em perspectiva quanti/quali e regimes internacionais.

icarof.nb@gmail.com

ingrid

Ingrid Klein

Interessada nos reflexos da economia e da política nas relações internacionais, dedica-se ao estudo da relevância da internacionalização de moedas, em especial a chinesa, nos desdobramentos do panorama global. Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e egressa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do Master Business in Economics (MBE) em Comércio Exterior (ECEX) e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).

inluk10@gmail.com

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Foto Isaque E. Portilho

Isaque E. Portilho

Graduando do curso de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiás. Tem interesse em temas relacionados à Economia Política Internacional, Política Externa e suas implicações na conjuntura do mundo atual. Neste momento, participa do Núcleo de Estudos Globais - NEG na área de Economia Política como pesquisador assistente PIVIC.

isaqueport@yahoo.com.br