Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

Pesquisadores Permanentes

Atualizado em 29/12/16 10:39.
aline
Prof.ª Aline Regina Alves Martins

Aline Regina Alves Martins é professora do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás e do programa de pós-graduação em Ciência Política na mesma instituição. Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com doutorado sanduíche na Balsillie School of International Affairs da University of Waterloo(Canadá). Foi assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2010 e 2012. Tem experiência na área de Economia Política Internacional, com ênfase nos estudos sobre o sistema monetário-financeiro internacional contemporâneo. Organizou o livro “As transformações no sistema monetário internacional”, em parceria com Marcos Antonio Macedo Cintra, do IPEA. Editora associada da Revista Sociedade e Cultura, publicação semestral da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e de seus Programas de Pós-Graduação em Sociologia, Antropologia Social e Ciência Política.

Perfil Carlo
Prof. Carlo Patti
Carlo Patti é professor adjunto do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás. Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Florença (Itália) em 2012. Mestre (2006) e Bacharel (2004) em Relações Internacionais pela Universidade de Trieste (Itália). Entre agosto de 2012 e agosto de 2013 foi pesquisador bolsista do CPDOC/FGV no âmbito do programa de formação para recém-doutores. Entre outubro de 2013 e agosto de 2014 foi bolsista de pós-doutorado CAPES/PNPD no IRI/PUC-RJ. É pesquisador associado do Nuclear Proliferation International History Project (NPIHP). Desde dezembro de 2015 é docente permanente dos programas de pós-graduação em Ciência Política e em História da Universidade Federal de Goiás. Tem interesse nas seguintes áreas: história das relações internacionais; história da Guerra Fria; segurança internacional; história do programa nuclear brasileiro; política externa brasileira.

Em 2015 obteve uma Newton Advanced Fellowship pela British Academy para coordenar junto com Benoît Pelopidas (Universidade de Bristol) o projeto de pesquisa "Vulnerabilidade Nuclear Global: os efeitos da crise de Cuba para os políticas nucleares britânicas, francesas e brasileiras" (para maiores informações ver https://vng.cienciassociais.ufg.br). Carlo coordena também os projetos de pesquisa "As origens do programa nuclear brasileiro", financiado pelo CNPq (Universal 2014), e "Entre Norte e Sul: o posicionamento brasileiro nas negociações sobre a ordem econômica global entre 1973 e 1981". Todas as pesquisas são realizadas no âmbito do Núcleo de Estudo Globais da UFG, na linha de pesquisa "História e Relações Internacionais".

Ele organizou o livro "O programa nuclear brasileiro: uma história oral (CPDOC-FGV, 2014)" e é autor de artigos na  Revista Brasileira de Política Internacional, Cold War History, Il Politico, Limes e Meridiano 47. Atualmente ele está finalizando o manuscrito do livro "Brazil in the Global Nuclear Order (1945-2010)",  fruto dos próprios estudos doutorais e pós-doutorais.

Atualmente coordena o Núcleo de Estudos Globais.
Foto perfil Diego
Prof. Diego Trindade d'Ávila Magalhães
Diego Trindade d'Ávila Magalhães é professor de Relações Internacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona disciplinas de Teoria, Metodologia e Cooperação Internacional. Concluiu o doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e estudiou anteriormente Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Seus interesses de pesquisa atualmente incluem países emergentes, globalização, Teoria das Relações Internacionais e integração e segurança na América do Sul.
Foto Perfil Geisa Cunha Franco
Prof.ª Geisa Cunha Franco
Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, graduada em História pela Universidade Federal de Goiás e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás . Possui Especialização em Hist&oa cute;ria do Brasil Republicano pela UFG . Foi professora da PUC-GO e atualmente é professora adjunta I (Dedicação Exclusiva) no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua principalmente na área de Instituições Internacionais, Política Externa Brasileira e História das Relações Internacionais. É membro do NEG (Núcleo de Estudos Globais) da UFG, onde coordena atualmente um projeto de pesquisa intitulado: "A criação de um regime internacional anti-corrupção: atores, agenda e dinâmica".
Foto João Roriz

Prof. João Roriz

João Roriz é professor adjunto de relações internacionais na Faculdade de Ciencias Sociais. Professor visitante no Departamento de Política e Relações Internacionais, Universidade de Oxford (Bolsista CAPES). É doutor em direito internacional (2013) pela USP e mestre em direito internacional pela London School of Economics. Suas principais áreas de interesse são: direito internacional, teoria crítica e direitos humanos.

Atualmente realiza pesquisa pós-doutoral na Universidade de Oxford sobre direitos humanos e política externa brasileira. A pesquisa lida com a instrumentalização da linguagem de direitos pelo estado brasileiro a fim de legitimar a transição de regime no Brasil durante a década de 1980. Baseado em documentos do Ministério das Relações Exteriores a pesquisa analisa o processo e as decisões sobre direitos humanos no final do regime militar e no contexto de transição.

joao.roriz@gmail.com

Foto perfil Matheus

Matheus Hoffmann Pfrimer

Matheus Hoffmann Pfrimer é pós-doutor (2013) e doutor (2009) em Geografia Política pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em Relações Internacionais e Integração Européia pela Universidade de Liège, Bélgica (2004), graduação em Direito pela Universidade Católica de Goiás (2001) e Geografia (licenciatura) pela Universidade de Federal de Goiás (2013). Foi professor dos cursos de graduação em Relações Internacionais e mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atuou como membro oficial do conselho do RC-15 da Associação Internacional de Ciência Política, responsável pelas áreas de Geografia Política e Cultural e é um dos fundadores do subgrupo Geopolítica Sul-americana na rede internacional de pesquisa "Espacio ALACIP" da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Atualmente, é professor adjunto do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás, desenvolvendo pesquisa nas áreas de Segurança Ambiental, Geopolítica Sul-americana e Integração Regional, com ênfase na relação entre recursos naturais e conflito. Em 2006, 2011 e 2012 realizou trabalho de campo na Bolívia com a finalidade de avaliar os efeitos da integração regional sul-americana sobre os recursos naturais do país andino. É parecerista dos periódicos Ateliê Geográfico, Boletim Goiano de Geografia e Caderno Territorial. Foi coordenador do NEG entre 2014 e 2016.

matheuspfrimer@ufg.br

Listar Todas Voltar