VNG

Seleção de bolsista (tradução de documentos do alemão para português/ inglês) para o projeto Vulnerabilidade Nuclear Global

Processo seletivo

Bolsista de pesquisa (nível graduação ou pós-graduação) – Tradução de documentos do alemão para português / inglês.

Projeto “Vulnerabilidade Nuclear Global: os efeitos da crise dos mísseis para as políticas nucleares de Grã-Bretanha, Franrias e graças a uma renovada concente a crise continuam sendo pouco estudadas e a importrise limita-se iça e Brasil”.

Processo seletivo

Projeto “Vulnerabilidade Nuclear Global".

1. Objetivo

O coordenador do projeto de pesquisa “Vulnerabilidade nuclear global”, professor Carlo Patti, está realizando processo seletivo para uma bolsa de pesquisa referente ao projeto acima mencionado, financiado pela British Academy no âmbito do programa Newton Fund. A tarefa principal do bolsista consistirá na tradução de fontes primárias do alemão para o português e o inglês.

2. Resumo do projeto

A chamada “crise dos mísseis de Cuba” do 1962 é normalmente considerada a crise mais perigosa da Guerra Fria. Todavia, a narrativa da crise limita-se às experiências das duas superpotências (Estados Unidos de América e União Soviética). As experiências de outros estados durante a crise continuam sendo pouco estudadas e a importância deles pouco apreciada. Através do uso de fontes primárias e graças a uma renovada conceptualização da segurança, responsabilidade e alianças na época da vulnerabilidade nuclear global, este projeto fornecerá uma nova interpretação da era nuclear, de maneira geral, e explicará as consequência da crise nuclear global de 1962 para as histórias dos programas nucleares de Grã-Bretanha, França e Brasil, de maneira mais específica.

3. Informações gerais

A bolsa (R$ 400,00/mês) é restrita a estudantes de graduação e pós-graduação (doutorado ou mestrado) da Universidade Federal de Goiás. As áreas de especialização incluem: História, Ciências Sociais, Letras, Ciência Política e Relações Internacionais.

O (A) selecionado (a) trabalhará como assistente de pesquisa do projeto e será responsável pelas seguintes atividades: análise e tradução de fontes primárias do alemão para o português e inglês. O domínio do alemão e do inglês é fundamental (fluência oral e escrita).

O(A) candidato (a) deverá estar disponível para cumprir uma carga horária de 20 horas semanais para um estágio a ser realizado nos locais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás.

4. Inscrições

Os (As) candidatos (as) deverão enviar currículo Lattes atualizado, carta de intenções e cópia do histórico escolar até o dia 20 de julho de 2016 para carlo.patti@ufg.br .

5. Etapas da seleção

1a etapa: Análise de documentos (eliminatória);

2a etapa: Os candidatos pré-selecionados serão convidados para as entrevistas no dia 22 de julho de 2016 a partir das 14 horas na Faculdade de Ciências Sociais da UFG.

Obs.:  O (A) candidato (a) deve estar preparado (a) para uma pequena entrevista, assim como a tradução de um texto, durante o processo seletivo.

6. Divulgação dos resultados

Os resultados serão divulgados até o dia 25/07/2016 no site do projeto “Vulnerabilidade Nuclear Global” (https://vng.cienciassociais.ufg.br).

7. Disposições gerais

O (A) candidato (a) selecionado (a) deve estar pronto (a) para iniciar o cumprimento de suas funções a partir do dia 1 de agosto de 2016.

A bolsa terá duração de até 6 meses. A bolsa é incompatível com outras bolsas, de outras agências brasileiras e/ou com vínculo empregatício.

O (A) candidato (a) selecionado (a) deverá contar com a anuência formal de seu orientador e/ou da coordenação do programa de pós-graduação.

Os casos omissos nesse edital serão decididos pelo coordenador do projeto.

Para maiores informações entrar em contato com o coordenador do projeto (carlo.patti@ufg.br).

Categorias : Última Hora

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo