inct ineu

Pesquisadores do Núcleo de Estudos Globais (NEG) participam da Conferência INCT-INEU

Pesquisadores do Núcleo de Estudos Globais (NEG) participam da Conferência Brasileira de Estudos Políticos Sobre os Estados Unidos, promovida pelo INCT-INEU

inct ineu

Entre os dias 25 e 28 de novembro de 2019, pesquisadores do Núcleo de Estudos Globais (NEG) do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram da Conferência Brasileira de Estudos Políticos Sobre os Estados Unidos promovida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos Sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). O evento científico teve como sede a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), campus Monte Alegre. A participação na conferência, concernente à conjuntura estadunidense e suas relações multilaterais e bilaterais, representou um marco para a inserção dos pesquisadores do NEG no principal núcleo de estudos sobre os Estados Unidos (EUA) no Brasil e, também, um dos mais importantes da América Latina.

Criado em 2009, o INCT-INEU promove uma gama de atividades científicas voltadas aos estudos sobre os EUA. A título de exemplo, encontram-se produções de relatórios, publicação de artigos, elaboração de banco de dados, entrevistas com acadêmicos, diplomatas e pesquisadores, seminários e conferências, tal como a ocorrida no mês de novembro. Atualmente, o instituto conta com 20 instituições nacionais e 8 instituições internacionais participantes, dentre elas o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, criado em conjunto pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela PUC-SP. Outrossim, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma fonte de apoio para o instituto. A UFG, por seu turno, associou-se ao INCT-INEU no ano de 2018 e desde então tem demonstrado uma atuação significativa. No evento supracitado, cinco pesquisadores representaram a universidade com apresentações de trabalhos que englobam diversos temas relacionados aos Estados Unidos.

Com a abertura de Luis Maira, ex-ministro da Planificação e Cooperação do Chile, na noite do dia 25, a conferência apresentou programações nos três turnos dos dias 26, 27 e 28. O evento dispôs de três conferências, três mesas-redondas e seis grupos temáticos (GTs).  Os pesquisadores do NEG da UFG, Aline Martins, João Roriz, Laís Thomaz, Mateus Alves e Samuel Rufino, apresentaram seus trabalhos científicos em três GTs: Política Americana; Direitos Humanos e Processo Político; e Economia Política Internacional. Encerrando-se na noite do dia 28, com a conferência do professor Sebastião Carlos Velasco e Cruz (UNICAMP), o evento logrou com êxito elucidar os principais debates acadêmicos voltados à conjuntura política, econômica, social e cultural dos EUA, instigando reflexões sobre os atuais e futuros campos de investigações sobre o país norte-americano. Para os pesquisadores do NEG, a participação na conferência do INCT-INEU mostrou-se fundamental para a divulgação do conhecimento científico produzido pelos docentes e discentes do curso de Relações Internacionais da UFG, além de servir como plataforma para situar o Centro-Oeste como um importante polo de estudos acerca dos EUA.

Fonte: NEG/FCS/UFG

Categorias: notícias