Weby shortcut
Youtubeplay
livro ricupero

Rubens Ricupero apresenta “A diplomacia na construção do Brasil – 1750-2016” - UFG - 3 de maio - 10 horas

Apresentação do livro "A diplomacia na construção do Brasil - 1750-2016" (Versal Editores, 2017) - Auditório da Faculdade de História da UFG - 3 de maio - 10 horas

Rubens Ricupero apresenta “A diplomacia na construção do Brasil – 1750-2016”

 

livro ricupero

 

Em edição de capa dura e ilustrada, obra única sobre a história das relações do Brasil com o mundo terá apresentação em Goiânia no dia 3 de maio, às 10 horas no auditório da Faculdade de História da UFG (Campus Samambaia).

 

Poucos países devem à diplomacia tanto como o Brasil. Em muitas das principais etapas da evolução histórica brasileira, as relações exteriores desempenharam papel decisivo. Com seus acertos e erros, a diplomacia marcou profundamente a independência, o fim do tráfico de escravos, a inserção no mundo por meio do regime de comércio, os fluxos migratórios, voluntários ou não, que constituíram a população, a consolidação da unidade ameaçada pela instabilidade na região platina, a industrialização e o desenvolvimento econômico.

 

Apesar de tamanha importância, a evolução das relações diplomáticas do Brasil se refugiava, até agora, quase em notas ao pé da página ou, no melhor dos casos, em parágrafos esparsos dissociados do eixo central da grande narrativa. Com uma carreira inteira dedicada ao governo do país, especialmente ao Itamaraty, o diplomata, professor e escritor Rubens Ricupero decidiu tomar para si a missão de “inserir o fio da diplomacia na teia sem costura da vida nacional, da qual é indissociável”, e lançou, aos 80 anos, o que considera a obra de sua vida: A diplomacia na construção do Brasil(Versal Editores).

Com capa dura, 784páginas e ilustrado com mapas, desenhos cartográficos e 80 imagens da história e da diplomacia do país, o livro traz uma abordagem aprofundada das políticas internacionais, do período colonial até os dias de hoje, incluindo a atual crise política brasileira.

 

Segundo Ricupero, o livro parte “do que mais seguro existe” em matéria de guias em história política e econômica do Brasil, e traça perspectivas comparativas com países latino-americanos e com os Estados Unidos, em cifras e estatísticas, sem abusar de notas, bibliografias ou aparato de erudição universitária. “A ambição da obra é dialogar com os estudantes e também com aqueles que se interessam pela história do Brasil e sentem curiosidade pela forma como o país se relacionou com o mundo exterior e foi por ele influenciado”, explica.

 

A DIPLOMACIA NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL
Autor: Rubens Ricupero
Editora: Versal Editores
Formato:  17,5 x 24 cm
Páginas: 784

Preço: R$ 89,90 (30% de desconto na Livraria da UFG - Pátio de Humanidades)

 



SOBRE O AUTOR

Nascido em São Paulo em 1937, Rubens Ricupero bacharelou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, ingressou no Instituto Rio Branco em 1958, dando início à sua carreira diplomática.


Embaixador do Brasil junto à ONU e ao GATT (Genebra, Suíça), nos Estados Unidos e na Itália, exerceu também funções de governo, tendo sido ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal e ministro da Fazenda, cabendo-lhe o lançamento do Real em julho de 1994. Foi também subchefe da Casa Civil indicado pelo presidente-eleito Tancredo Neves, permanecendo nesse posto e em seguida no de assessor especial durante o governo do presidente José Sarney. Durante a campanha e após a eleição indireta de Tancredo Neves para a Presidência da República, em 1985, atuou como seu assessor para temas de política exterior, experiência que registrou no livro Diário de bordo: a viagem presidencial de Tancredo Neves (2010).

 

Durante os nove anos entre 1995 e 2004, exerceu as funções de Secretário Geral da UNCTAD, organismo das Nações Unidas incumbido de comércio e desenvolvimento, em Genebra. Nesse mesmo período, atuou como Subsecretário Geral da ONU.


Decano da Faculdade de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), ex-professor do Instituto Rio Branco e da Universidade de Brasília e colaborador dos mais influentes órgãos de imprensa do país e de publicações especializadas nacionais e estrangeiras, Ricupero é autor de nove livros sobre história diplomática, política, comércio e economia internacional, entre os quais se destacam Rio Branco: o Brasil no mundo (2000) e O Brasil e o dilema da globalização (2001). A diplomacia na construção do Brasil é sua mais recente obra.

 

 

 

Categorias: Última hora