ricupero 2

A política externa brasileira: perspectivas para o futuro - Debate com Rubens Ricupero - 2 de maio de 2018 - 15 horas - UFG

Auditório da Biblioteca Central do Campus Samambaia - UFG - Goiânia

ricupero 2
No dia 2 de maio de 2018, às 15 horas, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás, o embaixador Rubens Ricupero proferirá a palestra "A política externa brasileira: perspectivas para o futuro."

Nascido em São Paulo em 1937, Rubens Ricupero bacharelou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, ingressou no Instituto Rio Branco em 1958, dando início à sua carreira diplomática.

Embaixador do Brasil junto à ONU e ao GATT (Genebra, Suíça), nos Estados Unidos e na Itália, exerceu também funções de governo, tendo sido ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal e ministro da Fazenda, cabendo-lhe o lançamento do Real em julho de 1994. Foi também subchefe da Casa Civil indicado pelo presidente-eleito Tancredo Neves, permanecendo nesse posto e em seguida no de assessor especial durante o governo do presidente José Sarney. Durante a campanha e após a eleição indireta de Tancredo Neves para a Presidência da República, em 1985, atuou como seu assessor para temas de política exterior, experiência que registrou no livro Diário de bordo: a viagem presidencial de Tancredo Neves (2010).

Durante os nove anos entre 1995 e 2004, exerceu as funções de Secretário Geral da UNCTAD, organismo das Nações Unidas incumbido de comércio e desenvolvimento, em Genebra. Nesse mesmo período, atuou como Subsecretário Geral da ONU.

Decano da Faculdade de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), ex-professor do Instituto Rio Branco e da Universidade de Brasília e colaborador dos mais influentes órgãos de imprensa do país e de publicações especializadas nacionais e estrangeiras, Ricupero volta para a UFG depois de dois anos para discutir os rumos da política externa do país.
Haverá emissão de certificados de participação do evento.

Categorias: Última hora